sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Eu, Jovem Aprendiz e os desafios:

     Sabemos que a vida não se faz por coisas fáceis e que se queremos nos tornar pessoas dignas de um bom trabalho e de uma vida sustentável e feliz, devemos aceitar os desafios que a mesma nos impõe.

     O filme "De Porta em Porta" nos traz uma grande lição de vida, e se pararmos para analisar, muitas vezes acontece a mesma coisa com a gente. O personagem principal, Bill Porter, tinha paralisia cerebral, e por isso foi discriminado muitas e muitas vezes. Conseguiu seu emprego de vendedor de sabão, somente pois pediu a pior rota, pois o dono da empresa ñão acreditava em seu potencial.

     No início foi difícil, pelo seu problema e por não o conhecerem, não compravam seu produto. Conforme o tempo foi passando, as pessoas foram conhecendo-o e Bill fez muitas amizades. Suas vendas foram crescendo, até tornar-se o vendedor do ano da empresa.

     Como no filme, no curso também somos colocados a frente de muitos desafio, nas empresas o início também exige mostrarmos o nosso potencial e fazermos enxergarem de que somos capazes de desenvolver um bom trabalho. Duas palavras que se encaixam perfeitamente com Bill e nós mesmos: "Paciência e Persistência". Enfrentamos os desafios, damos o nosso melhor em busca de sucesso, assim como Bill Porter.

Oportunidades:

     Muito se fala em oportunidade, do quão importante a mesma é para nós e de que devemos aproveitá-las. Assim cresci, sempre sendo orientada a agarrar com força todas as oportunidades que surgissem em minha vida, pois assim alcançaria o sucesso.

     E é o que estou fazendo. Quando fiquei sabendo do programa Jovem Aprendiz, pensei: Um curso técnico profissionalizante, primeiro emprego, um salário e quem sabe a garantia de se manter no emprego após o término do curso? É a oportunidade de um futuro promissor para mim. Me inscrivi, passei na seleção e comecei o curso.

     O tempo foi passando, novas responsabilidades e deveres a serem cumpridos, o tempo foi ficando cada vez mais curto, e aí começou o desespero de: - "eu vou conseguir"? Mas, em momento algum pensei em desistir, pois sabia que estava com uma oportunidade enorme em mãos e não poderia deixá-la passar.

     Hoje estou aqui, quase no término do curso, empregada e com um ensino que levarei para a vida toda. Muitos foram os choros, as noites em claro,  tempo curto, sem contar o Ensino Médio que devía ser conciliado, trabalhos, provas, projetos, relatórios, bancas, mas hoje vejo que isso só fez somar em minha vida e que estarei mais preparada para os obstáculos do mercado de trabalho, pois o curso me mostrou o quão importante é lutar pelo que queremos, e que se fizermos e darmos o melhor de nós, o retorno virá em dobro. Amadureci, cresci como pessoa e aprendi a encarar a vida de uma forma diferente. Hoje agradeço a todo esforço que o curso nos faz ter, pois estou muito mais preparada e orientada para minha vida profissional.